VINHO TINTO e suas propriedades medicinais
22
Dezembro
2013

Que o vinho é uma bebida deliciosa e chique todas nós sabemos, entretanto ele traz muitos benefícios para nossa saúde. Vários estudos têm sido feito sobre as propriedades do vinho tinto e chegou-se a conclusão que se beber o vinho tinto com moderação não só é benéfico para saúde como também ajuda na prevenção de certas doenças graves incluindo aquelas que afectam o coração.

Benefícios do vinho tinto:

– Trombose – Reduz o risco de trombose, pois evita a formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos.
– Colesterol – É benéfico para aquelas pessoas que tem problemas com o colesterol já que impede a oxidação do colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL).
– Coração – Está cientificamente provado que o vinho tinto protege a saúde do coração e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
– Circulação sanguínea – Melhora a circulação do sangue ao manter os vasos sanguíneos flexíveis e limpos.
– Aterosclerose – O consumo regular e moderado de vinho tinto previne o endurecimento das paredes das artérias mantendo-as elásticas e flexíveis.
– Alergia – Como o vinho tinto contém substâncias anti-histamínicas ele pode ajudar a controlar alguns tipos de alergia.
– Artrite – Algumas substâncias presentes no vinho tinto possuem propriedade anti inflamatória e analgésico, sendo ambas benéficas para aliviar o desconforto da artrite.
– Varizes e hemorróidas – O vinho tinto beneficia o sistema venoso reduzindo o risco de formação de varizes e hemorróidas.
– Olhos – Os especialistas afirmam que o consumo moderado de vinho tinto previne a catarata e degeneração macular.
– Cérebro – Beba uma ou duas taças de vinho tinto (uma taça de 125 ml) durante as refeições e reduza o risco de obstruções nas artérias do cérebro e ter um acidente vascular cerebral ou derrame.
– Dentes e gengivas – componentes do vinho são benéficos para prevenir e tratar a periodontite que é uma doença infecciosa progressiva que afecta a gengiva e os ossos que sustentam os dentes causando afrouxamento e perda de dentes.
– Menopausa – Uma taça (125 ml) de vinho tinto por dia melhora o desconforto da menopausa.
– Diabetes – Se beber uma ou duas taças (uma taça de 125 ml) de vinho tinto com a refeição ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, o que seria benéfico para pessoas com diabetes.
– Rejuvenescimento – O vinho tinto é rico em substâncias antioxidantes as quais retardam os efeitos do envelhecimento, melhorando também a textura da pele e do cabelo.
– Digestão – O vinho tinto melhora a digestão das proteínas, carnes, gorduras, queijos, etc. e é por isso que é benéfico quando consumido com as refeições.
– Infecções do trato urinário – O vinho tinto pode ter efeitos semelhantes ao suco de cranberry na prevenção de infecções das vias urinárias.
– Anemia – Uma ou duas taças (uma taça de 125 ml) de vinho tinto por dia é benéfico para aqueles que sofrem de anemia devido ser rico em ferro e cobre.

Quanto de vinho posso beber para obter benefícios?
As mulheres devem beber uma taça (125 ml) e os homens duas taças (taça de 125 ml) durante as duas principais refeições.

Porém se beber em excesso além de cancelar suas propriedades medicinais se torna um risco para saúde.

  • 542 View
  • Deixe um Comentário