ORÉGÃOS – Benefícios
18
Novembro
2013

Conheça os benefícios dos orégãos

O aromático orégão (Oreganum vulgare), muito usado como tempero em nossa culinária, tem propriedades medicinais poderosas que nem sempre são consideradas por quem o utiliza.
Além do sabor e do aroma que dá a diversos pratos culinários, sendo usadas suas folhas frescas ou secas, esse tempero também pode ser usado como um chá, preparado por infusão de suas folhas, que serve para tratar vários incómodos.
Seu chá é estimulante das funções gástricas e biliares, sedativo, parasiticida, expectorante, diurético, carminativo, emenagogo, diaforético; alivia dores reumáticas; estimula o sistema nervoso; o chá morno alivia dor de dente, inflamação de gengivas e mucosas; serve para dores de cabeças e irritabilidade, asma, má digestão; é um tónico capilar; estimula o apetite.

Além disso, compressas com as folhas frescas amassadas aliviam inflamações. O óleo essencial misturado à água de banho é relaxante.

Para a má digestão : faça uma infusão de meio litro de água fervente com 10 gramas de orégãos.

Para asma : Ferva 30 gramas de orégãos em um litro de água por dez minutos. Depois de morno, coe e adoce com mel.

Loção para a caspa : Ferva 30 gramas de orégãos em um litro de água por dez minutos. Coe e enxague os cabelos limpos.

Aprenda a receita que os gregos criaram de um vinagre aromático com orégãos

Lave bem um ou dois ramos de orégãos frescos, enxugue com um pano e deixe-o secar completamente, até que a toda a humidade desapareça. Esterilize uma garrafa e, quando estiver bem seco, coloque os ramos de orégãos. Junte mais ou menos meio litro de vinagre branco ou de maçã e cubra os ramos completamente com o vinagre. Feche bem com uma rolha e deixe descansando por quinze dias antes de usá-lo. Agite o vidro todos os dias durante esse período. Esse vinagre é excelente para temperar saladas, carnes e outros alimentos.

  • 325 View
  • Deixe um Comentário