Substituir o Sal por Ervas Aromáticas
29
Dezembro
2013

Substitua o sal por Ervas Aromáticas! Portugal é um dos países da Europa que apresenta uma maior taxa de mortalidade provocada por acidente vascular cerebral (AVC), sendo a hipertensão arterial um dos fatores de risco mais relevante. No nosso país, quantidade de sal presente na alimentação é sensivelmente o dobro daquela que é recomendada pela OMS (cerca de 5 gramas/dia), tornando-se por isso urgente começar a reduzir, de forma progressiva, a quantidade de sal na alimentação.

Portugal é um dos países da Europa que apresenta uma maior taxa de mortalidade provocada por acidente vascular cerebral (AVC), sendo a hipertensão arterial um dos fatores de risco mais relevante. No nosso país, quantidade de sal presente na alimentação é sensivelmente o dobro daquela  que é recomendada pela OMS (cerca de 5 gramas/dia), tornando-se por isso urgente começar a reduzir, de forma progressiva, a quantidade de sal na alimentação

Uma das formas naturais de reduzir a ingestão de sal é através da utilização de ervas aromáticas na confecção e tempero dos alimentos.

Segundo a DGS, a “utilização de ervas aromáticas na redução da ingestão de sal na dieta poderá influenciar dupla e positivamente a saúde, quer pela redução da quantidade de sal nos alimentos, quer pelas propriedades benéficas que apresentam para a saúde”.

Propriedades terapêuticas das ervas

As ervas aromáticas são fornecedoras de proteínas, vitaminas (A, C e complexo B), minerais (cálcio, fósforo, sódio, potássio e ferro), fibras, componentes voláteis (óleos essenciais) e substâncias fitoquímicas (substâncias bioativas presentes nas plantas em pequenas quantidades, que atuam como antioxidantes, bactericidas, antivírus, fitoesteróis e indutores ou inibidores de enzimas).

Vários estudos indicam que as substâncias fitoquímicas parecem ser as responsáveis pelas propriedades atribuídas às ervas aromáticas, nomeadamente: prevenção do aparecimento de cancro, funcionamento cardiovascular, reprodutivo e nervoso e ainda como estimulante do sistema digestivo e potenciador do sistema imunitário. Muitas ervas aromáticas são conhecidas como excelentes fontes de antioxidantes naturais, podendo contribuir para a ingestão diária de antioxidantes (Fonte:www.alimentacaosaudavel.dgs.pt)

As aromáticas mais aconselhadas para aromatizar os pratos e assim reduzir a ingestão de sal são: alho, aipo, alecrim, cebola, cebolinho, coentros, endro, erva-cidreira, estragão, gengibre, funcho, hortelã, louro, orégãos, manjericão, poejo, salsa, sálvia, segurelha e tomilho.

Fonte: Portal do Jardim!

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